Geoffroy Guerrier (BR)

Geoffroy Guerrier

O retrato onírico de Geoffroy Guerrier

Compartilhar

Foi Nuccio Ordine quem escreveu O homem que não entende a arte se torna um escravo ou um robô, um ser no sofrimento incapaz de rir e aproveitar. No sonho, estou em um quarto pequeno localizado no 12 da rua Astérix em Neuilly-sur-Seine, uma comuna francesa conhecida pelo seu Templo do Amor na Ilha de Jatte, mas também por suas alcachofras. Um homem na casa dos cinquenta, bem conservado pelo tempo, dorme no chão, em um tapete de ioga. Eu controlo minha respiração para que ele não acorde. O móvel é maravilhosamente perfumado com Carta aromatica d’Eritrea®, criada em 1927 pelo Dr. Casanova. Um incenso que queima em um cinzeiro de cristal de chumbo. Depois de uma dezena de minutos, ao mergulhar de felicidade em todas as miniaturas indianas penduradas na parede, o homem mostra um riso louco enquanto dorme, ele ri, ri, de olhos fechados. Depois acorda: que sensação formidável acordar com seu próprio riso, ele me diz. Ele se levanta imediatamente, me estende a mão e se apresenta: Eu me chamo Geoffroy Guerrier. Seu rosto não me era desconhecido e eu o digo: Tem certeza? Quer dizer... Seu próprio riso louco que te acordou? E você sonhava com o que? A menos que você pratique o Ioga do Riso (1)... E rolando pelo tapete verde ele me diz no sonho, eu interpretava em Andrómaca, sabe, a tragédia de Racine... Oreste ama Hermione, que ama Pyrrhus, que ama Andrómaca, blablabla... e de repente todos vão embora, sou deixado sozinho em cena, eu ri como nos filmes italianos dos anos sessenta.A mim, isso não faz rir. Ao longe, ouvimos ensaios dos Petits Chanteurs à la Croix de bois de Neuilly. Geoffroy Guerrier é um ótimo ator, ele interpretou Sófocles, Molière, Shakespeare, Tchekhov, Strindberg, Beaumarchais, Marivaux, Racine, Musset, Garcia Lorca,... formado no Conservatório Nacional Superior de Artes Dramáticas, em Paris... e também fez o papel de Vadim Cazals na série Plus belle la vie. Inesperadamente, um homem de 118 anos entra no local. Patrick Lowie, eu te apresento meu avô materno, ele está melhor, é bem tratado. É então que eu me pergunto como ele sabia meu nome, que eu me digo que apertar as mãos de um homem de 118 anos é estranho e que nesse lugar opulento de Neuilly, sente-se uma paz inacreditável e uma grande felicidade. Ah, sim, Patrick Lowie, esqueci de dizer, meu avô morreu há 38 anos. O velho homem desapareceu. Estamos sozinhos. O que eu vim fazer aqui? eu lhe digo. Lembre-se, você queria ver meu assistente, eu fui acusado de ter matado sem-tetos fazendo operações cirúrgicas neles e ele tem todas as provas de minha inocência. Tomando falsos ares de advogado do diabo, eu lhe digo: e onde está esse assistente? Ele me responde: Nella tristezza ilare, nell’ilarità triste. (2) 

 

(1) Ioga do Riso é uma forma de ioga executada provocando o riso. O riso usado é provocado, e por isso não envolve humor ou comédia. 

(2) Giordano Bruno 


Tradução : Marcelo Favaretto  


Publicações e histórias

Este retrato foi publicado em francês no livro Next (F9), 111 retratos oníricos por Patrick Lowie, publicado pela P.A.T.


Bio

Geoffroy Guerrier é um ator, nascido na França em 1963, formado em teatro, interpretou Sophocle, Molière, Shakespeare, Chekhov, Strindberg, Feydeau, Labiche, Beaumarchais, Marivaux, Racine, Diderot, Musset, Jules Renard ou Garcia Lorca, em muitas cenas desde 1984. Ele também aparece na televisão, notadamente em "Plus belle la vie" e em "Le jour où tout a bousculé".

Detalhes de uso
Mapuetos é um projeto literário criado pelo escritor belga Patrick Lowie. Esse retrato é um retrato onírico, ou seja, é apenas um retrato inspirado por um sonho e pura imaginação. Consequentemente, a história que está sendo contada não é real. Erros de sintaxe ou ortografia... não hesite em entrar em contato com mapuetos@mapuetos.com

Share by: